Coordenador do Ciclo de Estudos: Professora Doutora Sofia Anastácio
A Licenciatura em Ciências Bioveterinárias é uma licenciatura única em Portugal, existindo já, com perfil similar, em universidades de referência, particularmente no Reino Unido.
A opinião pública tem elevadas expectativas relativamente a um contínuo e célere progresso no conhecimento para a proteção da saúde animal e humana e na resolução de desafios que continuamente se colocam à investigação, tais como o diagnóstico e tratamento de doenças emergentes, obesidade, diabetes mellitus, cancro e alterações do sistema nervoso. Esta pressão social aumentou a importância e a necessidade de integrar, nas equipas multidisciplinares de investigação, profissionais com competências específicas coerentes com o conceito "One Health", conceito esse que unifica a Saúde Animal e Humana.
A Investigação Científica e Tecnológica constitui um dos principais pilares do desenvolvimento da sociedade atual. A um ritmo sempre crescente, temos vindo a assistir nos últimos anos a um multiplicar de conhecimentos e novas técnicas que têm transformado, de modo significativo e profundo, a vida da comunidade científica. A EUVG perceciona como missão institucional, na conjuntura atual, contribuir para a formação de licenciados com competências para a prática da pesquisa científica e da inovação, em associação com as mais recentes tecnologias de elevado potencial, com recurso a modelos experimentais in vivo e in vitro.
O plano de estudos desenvolve-se por 6 semestres (3 anos) e totaliza 180 ECTS.
Regime de funcionamento: Diurno
Público-alvo: Estudantes vocacionados para a Investigação Científica e Ciências da Vida em contexto Laboratorial
QUALIFICAÇÕES CONFERIDAS e PERSPETIVAS DE EMPREGABILIDADE
A Licenciatura em Ciências Bioveterinárias, é única na oferta educativa nacional, apresenta um plano curricular abrangente e multidisciplinar, na área das ciências da vida e da saúde, e é vocacionada para trabalho laboratorial in vitro, ex vivo e in vivo. O investimento em ciências bioveterinárias é relevante para a eficácia e eficiência na translação do conhecimento em áreas de investigação como: patologia veterinária, doenças infecciosas emergentes, doenças zoonóticas, investigação médica laboratorial e pré-clínica, medicina comparativa, tecnologias científicas, abordagens cirúrgicas minimamente invasivas, desenvolvimento de métodos complementares de diagnóstico, tecnologias bioinformáticas e elaboração de estudos epidemiológicos.
A Licenciatura em Ciências Bioveterinárias da EUVG procura, através dos seus métodos de ensino-aprendizagem, associar a formação científica com atividades de índole prática, sempre que possível in loco e hands on, visando formar graduados com o perfil de competências procuradas pelo inovador, emergente e exigente sector da biotecnologia. São adicionalmente proporcionadas experiências de contacto com atividades de investigação e desenvolvimento, sob a égide do leque de parcerias.
As sessões teóricas e práticas, dimensionadas de forma adequada, são lecionadas de forma dinâmica e interativa, para promover a compreensão crítica dos conceitos. Tais características permitem que, apesar da diversidade de estilos e ritmos de aprendizagem, o docente consiga fazer a gestão das diferenças, adequar a escolha e aplicar corretamente os métodos de ensino. Por outro lado, a facilidade de interação com os Estudantes permite, de uma forma dinâmica e em tempo real, adequar as metodologias de ensino aos objetivos de aprendizagem. Acresce que a articulação entre o programa teórico e prático garante que os princípios teóricos abordados são aplicados em situações práticas concretas.
As metodologias de ensino e aprendizagem são monitorizadas na sua eficácia e adequação aos objetivos, por via de: participação de Estudantes e docentes nos inquéritos pedagógicos, com reflexão sobre resultados no âmbito do SIGQ e consequente tomada de decisões; balanços periódicos entre as figuras do Estudante Representante de Ano e o Docente Coordenador de Ano, partilhados em reuniões de coordenação de ano e Conselho Curso; balanços periódicos entre os Docentes de cada ano e entre os Coordenadores de Ano; Relatórios semestrais de Docência e Regência por UC, que enquadram aspetos de ensino-aprendizagem; reuniões periódicas de Conselho de Curso onde são identificadas boas práticas e dificuldades, apontando também propostas de adequação e melhoria; supervisão e intervenção do Conselho Pedagógico, com representação paritária de cada CE por docentes e por Estudantes (eleitos entre os pares), que debate e delibera sobre assuntos de natureza pedagógica e no qual todos contribuem para a atualização e adequação das metodologias propostas.
São objetivos gerais da Licenciatura em Cências Bioveterinárias capacitar profissionais:
interventivos na promoção da saúde e bem-estar em animais, com competência técnico-científica na execução dos procedimentos inerentes ao processo de investigação em saúd
com sólida base teórica e de prática laboratorial em abordagem comparativa da morfofisiologia, patofisiologia, maneio alimentar e reprodutivo, tecnologias científicas e bioinformáticas em contexto de investigação multidisciplinar, enfatizando a interação entre os agentes etiológicos e os organismos vivos e os seus mecanismos de defesa e adaptação
em sistemas não-biológicos e biológicos em investigação científica relevante para a medicina animal e humana
em trabalho laboratorial, in vitro e in vivo, em investigação experimental com incidência nas ciências veterinárias e outras ciências complementares ao diagnóstico e tratamento em medicina
com um espírito de aprendizagem ao longo da vida
aptos para identificar o contexto político, social e económico da ciência
São objetivos de aprendizagem da Licenciatura em Cências Bioveterinárias:
Conhecer terminologia em saúde-bases morfofuncionais/biopatológicas
Conhecer as normas/legislação de execução de ensaios pré-clínicos e clínicos em animais
Dominar conceitos fundamentais do método científico - desenho, planeamento e realização de projeto de investigação e análise de risco; condução de projeto de investigação em patologia experimental in vitro/in vivo, e análise de risco
Emitir relatórios e pareceres técnicos (ética/bioética, incluindo o bem-estar animal em investigação)
Executar procedimentos em animais de laboratório-colheita de amostras biológicas para análise, e exame necrópsico
Proceder à recolha e registo de dados
Executar procedimentos minimamente invasivos com biomateriais e células estaminais, entre outras
Proceder a análise crítica, aferir informação e dados de investigação, apresentar conclusões
Planear rotinas num biotério: biossegurança/maneio reprodutivo e alimentar/bem-estar animal
Demonstrar capacidades de trabalho em equipa, de comunicação (especialistas/não especialistas) e entre grupos interdisciplinares, relevando a diversidade de abordagens na resolução problemas
A avaliação da aprendizagem dos estudantes é efetuada em função dos objetivos de aprendizagem.
A avaliação da aprendizagem contempla parcelarmente cada uma das áreas desenvolvidas pela UC (componentes de 'saber saber', saber fazer' e 'saber ser'), com a ponderação ajustada aos objetivos de aprendizagem, ao abrigo do disposto Regulamento Geral de Avaliação das Aprendizagens. Cada FUC é analisada periodicamente pela direção do DCV, com formação em práticas pedagógicas e de avaliação de conhecimentos, para assegurar a constante adequação entre os conteúdos e os instrumentos de avaliação da aprendizagem. Este processo é consubstanciado em metodologia análoga à utilizada para aferição das metodologias pedagógicas.