Últimas notícias

A Clínica Veterinária Serra da Estrela, situada em Gouveia, está a recrutar um(a) médico(a) veterinário(a).

Read more...
 

1 vaga para a área de clínica veterinária em França

Read more...
 

Seminário a decorrer no dia 06/04/2022 da UC de genética a toda a comunidade

Read more...
 

O Gabinete da Qualidade da EUVG disponibilizou uma nova Newsletter da Qualidade a toda a comunidade académica.

Read more...
  See all...
Mensagem do Presidente

MENSAGEM DA PRESIDENTE DA DIREÇÃO DA ENTIDADE INSTITUIDORA DA EUVG, NA SESSÃO DE BOAS VINDAS AOS NOVOS ESTUDANTES PARA O ANO LETIVO DE 2021/2022

 

Estimados alunos,

Estão prontos para encetar mais uma escalada na progressão da vossa vida académica?

Creio que sim. Aqui estou eu, para dar início a mais um ano lectivo. Sejam bem-vindos!

Chamo-me Luísa Baptista, sou a Presidente da Associação Cognitária Vasco da Gama, Entidade Instituidora da Escola Universitária Vasco da Gama , lamentando desde já, não Vos acolher, à semelhança do que é a tradição, na companhia dos vossos familiares. São as contingências dos 'novos tempos ", fruto de uma pandemia mundial, que nos obrigou a repensar o presente e a projetar o futuro, com a preocupação que o contexto impõe.

Estes últimos anos têm sido pautados por grandes desafios, para a humanidade, em geral, e para a ACVG em particular. Tivemos que nos adaptar às novas exigências, criar estratégias de forma a requalificar /adaptar espaços, para fazer frente à pandemia, antecipando e prevenindo eventuais fragilidades que pudessem colocar em risco todos aqueles que fazem parte da ACVG/EUVG. Foram criados e requalificados novos espaços devidamente equipados, com sistemas de som e imagem, capazes de minimizar e dar cabal resposta às crescentes dificuldades inerentes ao Covid 19.

Foram ainda seguidas, de forma escrupulosa, todas as orientações da DGS. O que nos permitiu lecionar sem sobressaltos, e com total êxito.


Temos, ainda, que estar orgulhosos com o exponencial crescimento da EUVG, que se tem traduzido em grandes desafios diários pautando-se pela criação de infraestruturas capazes de V/ acolher, de forma digna, enriquecendo espaços associados à componente teórica e prática.

Não existem restrições ou imposições quando se assume um projeto com esforço, dedicação, empenho e sobretudo, uma enorme vontade de atingir objetivos sólidos e de excelência. Porque é isso que vocês procuram e merecem.

Nesta senda, nestes três últimos anos conseguimos adquirir a quase totalidade do Campus Universitário de Lordemão. Muito tem vindo a ser feito. Muito há a fazer, em prol de todos Vós, os Estudantes, que depositam em nós, a Vossa confiança. Nos últimos meses, não poupámos esforços para que todo o plano curricular fosse dotado de mais e melhores instalações. Neste início de ano iremos contar com mais nove salas de aulas, um Centro de Investigação requalificado, Salas de Competências Práticas e ainda uma Sala de Cirurgia de Grandes Animais. Também duplicámos o espaço de convívio dos alunos.

A ACVG felicita todos os alunos pela Sua presença e confiança, assumindo desde já a sua inteira disponibilidade para acolher a V/ chegada e permanência na Escola, com a proximidade que lhe é característica.

"Tudo é orgulho e inconsistência, tudo é querer mexer-se, fazer causas, deixar rastro". Na sequência desta citação de Fernando Pessoa, dou as boas-vindas ao recém chegado Presidente do Conselho de Direção da EUVG, Professor Dr. Ricardo Pires e a todo o Corpo Docente, cujo empenho e dedicação promovem a excelência do ensino ministrado na EUVG.

Ao pessoal não docente, agradeço a presença constante e empenhada, que permite uma grande proximidade com todos os nossos estudantes


A todos os Alunos digo: Sejam bem-vindos! Para alguns digo: Sejam bem-vindos a Portugal! A Todos, sejam bem-vindos a Coimbra que, como disse um dia Miguel Torga, " (...) Coimbra uma linda cidade, cheia de significação nacional. Bem talhada, vistosa, favoravelmente colocada entre Lisboa e o Porto, a primeira marinha, a segunda telúrica, uma a puxar para fora, e outra a puxar para dentro, ela representa uma neutralidade vigilante, fazendo osmose do espírito que parte com o corpo que fica. Do espírito que vai ou deve ir, a todas as aventuras do mundo e do corpo que tem raízes imutáveis no chão nativo."


Estarei sempre ao Vosso dispor.

Sejam bem-vindos à família ACVG/EUVG, votos de sucesso e felicidades.


 

 

Luísa Baptista

Presidente da Direção

ACVG - Entidade Instituidora da EUVG

 
Logo DGERT Membro de EAEVE