Licenciatura em
Saúde e Bem-Estar Marinho
Bachelor's degree in
Marine Health and Welfare
Este ciclo de estudo, explora a vida marinha, unindo Ciências Marinhas, Veterinárias e áreas complementares, proporcionando aos estudantes a oportunidade de aprofundarem os seus conhecimentos na biologia, fisiologia e saúde dos ecossistemas marinhos, preparando-se para desafios reais na preservação do ambiente marinho.
Respondendo não apenas às necessidades atuais, mas a antecipar o futuro, a licenciatura foca na gestão sustentável e recuperação dos ecossistemas, alinhando-se com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, especialmente o ODS 14: ‘Proteger a Vida Marinha’.
Pioneira como o primeiro curso nacional a focar-se em sanidade marinha, os graduados estarão aptos a integrar áreas chave de empregabilidade, como inovação biotecnológica, conservação marinha, aquacultura, entre outras.
A Licenciatura em Saúde e Bem-Estar Marinho oferece uma formação única, preparando os estudantes para desafios na preservação dos ecossistemas marinhos e promovendo um futuro mais sustentável para o nosso planeta!
Contactos
Coordenadores do Ciclo de Estudo
Ana Varela
Ludgero Tavares
Mais informações através de:
Tel: 239 444 444
Saídas Profissionais
A Licenciatura Saúde e Bem-Estar Marinho destaca-se como uma resposta crucial ao mercado crescente na área da Bioeconomia Azul. Os graduados deste ciclo de estudo podem desenvolver atividades em áreas que incluem:
- Otimização de gestão de produção de aquacultura
- Controlo e monitorização de qualidade (produção e indústria)
- Análise de indicadores de sanidade animal
- Investigação e indústria biotecnológica
- Análise e proteção dos recursos marinhos (pesca)
- Equipas multidisciplinares de análise de impacto ambiental
- Rastreabilidade e segurança alimentar
Plano Curricular
O ciclo de estudo desenvolve-se em regime diurno,
durante 6 semestres (3 anos) e totaliza 180 ECTS.
Condições de Acesso e Ingresso
Concurso Institucional
Provas de Ingresso para Ano letivo de 2024/2025 um dos seguintes conjuntos
- 02 Biologia e Geologia e 07 Física e Química
- 02 Biologia e Geologia e 16 Matemática
Nota Mínima:
Provas de ingresso: 95 pontos
Média do Secundário: 95 pontos
Número de vagas: 18
Cálculo da nota de candidatura:
Outras formas de acesso
Nota de candidatura = (classificação do ensino secundário x 0,65) + (classificação das provas de ingresso x 0,35)
O Ciclo de Estudo orienta-se para a promoção da Bioeconomia Azul, nomeadamente produção aquícola, gestão sustentável de recursos marinhos, conservação e recuperação de ecossistemas, tendo como objetivos gerais o desenvolvimento de:
- Conhecimentos, capacidades e competências focadas na sanidade e bem-estar do meio marinho, com bases multidisciplinares sólidas de fisiologia, biologia, patologia, ecotoxicologia, saúde e segurança alimentar;
- Competências multidisciplinares em temáticas das Ciências Marinhas, Veterinárias e afins, transversais e complementares, materializando uma formação inovadora com um perfil diferenciador;
- Aprofundar competências no domínio interpessoal: trabalho autónomo, análise crítica, criatividade e capacidade de resolução de problemas, comunicação entre pares e sociedade e aprendizagem ao longo da vida;
- Capacitar o Estudante para integração em várias áreas profissionais relacionadas, nomeadamente indústria, investigação científica ou prossecução de estudos avançados.
Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências) a desenvolver pelos estudantes.
- Reconhecer os conceitos de biologia, bioquímica e fisiologia fundamentais à compreensão e integração das aprendizagens
subsequentes - Identificar diversos ecossistemas marinhos, as espécies que os integram e as condições ótimas para o seu crescimento
sustentável, compreendendo as suas interrelações - Utilizar corretamente conceitos de patologia, imunologia e comportamento dos organismos marinhos conjugando-os no
reconhecimento de diagnósticos e compreensão dos princípios de prevenção e tratamento das patologias estudadas assim como na definição de estratégias de mitigação - Demonstrar capacidade de análise global de casos e contextos concretos integrando adequadamente as aprendizagens efetuadas
- Ser capaz de definir metodologias de investigação, identificar e executar as técnicas laboratoriais correspondentes e aplicar conhecimentos de análise de dados
- Proporcionar oportunidades de interação com a indústria alimentar, biotecnologia e conservação, e outras áreas de ação relevantes.
O modelo pedagógico implementado baseia-se na utilização de Metodologias Ativas de Ensino-Aprendizagem, nas quais o Docente assume o papel de facilitador/ orientador do processo de aprendizagem centrado no Estudante, sendo este o seu principal motor, tornando-o dinâmico e partilhado. Pretende-se que o processo vise o desenvolvimento não só da componente técnica, mas também de competências transversais à vivência dos Estudantes enquanto cidadãos, como sendo a capacidade de pensamento crítico e debate, a autonomia, o trabalho colaborativo, a capacidade de análise e superação da adversidade e de aprendizagem ao longo da vida. Assim, o processo visa o desenvolvimento paralelo de três vertentes: cognitiva (“saber saber”), socioafetiva (“saber ser”) e psicomotora (“saber fazer”), consideradas os pilares essenciais para que os estudantes se formem como agentes ativos da sociedade.
O objetivo é que o paradigma de aprendizagem se distancie cada vez mais da aprendizagem mecânica e prime pela aprendizagem significativa, focada na interconexão e compreensão dos conceitos, constituindo um saber consolidado e enquadrado na realidade.
O modelo de ensino preconiza-se, na sua essência, como presencial, contando com a distribuição equilibrada de horários específicos de sessões de contacto teóricas, teórico-práticas e práticas (incluindo seminários e saídas de campo), nas quais se privilegia uma abordagem orgânica e crítica às temáticas em estudo, promovendo o debate e a troca de experiência como forma de enquadrar, integrar e consolidar os conceitos teóricos em foco.
A exposição de conteúdos pelo Docente introduz os conceitos base das temáticas, suportando depois o trabalho ativo dos Estudantes na aquisição dos conhecimentos, aptidões e competências preconizadas para cada UC. Estas abordagens serão personalizadas aos perfis dos Docentes/Estudantes e objetivos de aprendizagem de cada UC, podendo envolver estratégias de ‘problem based learning’, estudos de caso, trabalho colaborativo/ entre pares, entre outras. Sempre que aplicável, as atividades desenvolvem-se com recurso à tecnologia e à aplicação prática (efetiva ou virtual) dos conceitos (realização de trabalho de campo ou utilização da plataforma Labster®, a título de exemplos).
As temáticas abordadas em cada UC são ainda cimentadas pelos momentos de Prática Integrada, nos quais os Estudantes se envolvem em atividades de contacto com o tecido profissional, reforçando o foco na experiência, permitindo-lhes compreender e consubstanciar a aplicação prática, real e integrada com conceitos que vão sendo abordados ao longo do CE.
A relação presencial Estudante-Docente é, portanto, adjuvada pela utilização de plataformas digitais (como o NÓNIO – Inforestudante/ Infordocente, ou Office 365 Institucional), que permitem a utilização de ferramentas complementares para a prossecução dos objetivos de aprendizagem. O acesso às referidas plataformas substancia-se pela utilização dos códigos identificadores internos de cada Estudante, permitindo a interação direta/ individual entre estes e os Docentes e/ou Serviços Académicos, assim como o desenvolvimento de atividades em grupo.
A avaliação do processo de ensino-aprendizagem rege-se pelo Regulamento Geral de Avaliações de Aprendizagens da EUVG, que define os procedimentos, critérios e ferramentas a aplicar, adaptando-se às especificidades e objetivos específicos de cada UC. O processo inclui o acompanhamento continuo (Avaliação Contínua) ao longo do período letivo, assim como momentos de Avaliação Final, permitindo ao estudante gerir autonoma e individualmente o seu ritmo de aprendizagem, dentro dos cronogramas definidos. As ferramentas de avaliação procuram abranger as diversas dimensões do processo, incluindo a realização de provas escritas (Provas de Avaliação Sumativa ou Finais), provas práticas (Provas de Perícia Prática ou Laboratorial) ou aplicação prática de conceitos via trabalhos (em grupo ou individuais).
Licenciatura em Saúde e Bem-Estar Marinho
180 ECTS | | Código: L327
Grau atribuído: Licenciado
Área CNAEF: 420 Ciências da Vida
Processo de Acreditação A3ES: NCE/22/2200613
Data da Publicação da Decisão do Conselho de Administração da A3ES: 16/08/2023*
Com Acreditação por 6 anos
Número máximo de admissões: 30
Registo inicial: R/A-Cr 130/2023 de 27/09/2023
Nível de qualificação: 6
*disponível no link:
https://si.a3es.pt/sia3es/page?stage=ConsultaPublicaProcesso&processID=613
Despacho n.º 389/2024 – Diário da República n.º 11, 2ª Série, de 16 de janeiro de 2024