Programa
Erasmus+

O que é o Erasmus+?

O Erasmus+ é o programa da UE nos domínios da educação, da formação, da juventude e do desporto para o período de 2021-2027. (…) O objetivo geral do programa consiste em apoiar, através da aprendizagem ao longo da vida, o desenvolvimento educativo, profissional e pessoal das pessoas nos domínios da educação, da formação, da juventude e do desporto na Europa e mais além, contribuindo assim para o crescimento sustentável, o emprego de qualidade e a coesão social, bem como para impulsionar a inovação e reforçar a identidade europeia e a cidadania ativa.
O novo ciclo Erasmus tem, como prioridades, a Inclusão e diversidade, a Transformação digital, o Ambiente e combate às alterações climáticas e a Participação na vida democrática.

No âmbito do Programa Erasmus+, a EUVG mantém o seu Foco na AÇÃO-CHAVE 1 – Mobilidade de indivíduos. Esta ação-chave apoia, entre outras, a Mobilidade de aprendentes e de membros do pessoal: oportunidades oferecidas a estudantes, estagiários e jovens, assim como a docentes, (…), pessoal de instituições de ensino e de organizações da sociedade civil, para participarem numa experiência de aprendizagem e/ou profissional noutro país. Neste âmbito o programa disponibiliza ainda oportunidades de aprendizagem de línguas para os participantes que realizem uma atividade de mobilidade no estrangeiro, através da plataforma Apoio Linguístico em Linha (OLS) do Erasmus.

O Programa ERASMUS na EUVG compreende:

Mobilidades para Estudos

Realização de um período de Estudos (SMS).

Mobilidades para Estágios

Realização de um período de estágio para estudantes ou recém-graduados (SMP).

Missões de Ensino

Mobilidade de Docentes para ensino (curta duração).

Formação

Mobilidade de Pessoal para Formação nos diversos domínios de intervenção.

Como candidatar-se?

Candidatura

Candidaturas para Estudos e Estágios:

Reunir os seguintes elementos:

  • Formulário de candidatura, disponível nos Serviços Académicos, devidamente preenchido
    (Anexo 1_SMS_SMP);
  • Carta de Motivação: Carta redigida em português, que descreve as motivações e intenções do candidato que pretende realizar a mobilidade.
  • Cópia de certificado da Língua do país de destino ou, em alternativa, de Língua Inglesa (First Certificate ou IELTS), se tiver, nos termos do disposto no artigo 9º do Regulamento Erasmus  (documento preferencial, mas não obrigatório na fase de candidatura).

  1. O impresso de candidatura deve conter, de forma legível, todas as informações requisitadas;

  2. O impresso de candidatura é também instruído com a seguinte informação a fornecer pelos Serviços Académicos: Média do estudante e número de ECTS obtidos;

  3. Para efeitos de seriação a informação inserida pelos Serviços Académicos (média e número de ECTS obtidos) são os registados no final do ano letivo anterior ao da candidatura.

  4. A candidatura é remetida aos Serviços Académicos, dentro dos prazos definidos para cada tipo de mobilidade (conforme calendarização definida), que instruirão a candidatura com os dados académicos do candidato.

Aos documentos previstos no art. 7º do Regulamento do Programa de Mobilidade de Estudantes Erasmus da EUVG, o candidato a uma Mobilidade para Estágio deve acrescentar um comprovativo de aceitação da Entidade de Acolhimento, que inclua as respetivas datas de início e de fim.

Só serão aceites as candidaturas que venham instruídas com todos os elementos solicitados no art. 7º daquele Regulamento e no próprio formulário.