Notícias
World Veterinary Day 2024
As competências dos veterinários devem ser consideradas como uma parte essencial e integrante da saúde em geral. A aplicação da ciência veterinária contribui não só para a saúde e o bem-estar animal, mas também para o bem-estar físico, mental e social dos seres humanos.
Esta dimensão do trabalho dos veterinários permanece muitas vezes invisível para a sociedade, mas proteger e melhorar a saúde das pessoas e das suas comunidades é uma parte essencial da profissão veterinária.
Todos os veterinários graduados possuem formação médica abrangente e, independentemente da sua área de atuação profissional, são responsáveis pela promoção da saúde pública e da segurança alimentar.
Os domínios centrais da ciência veterinária incluem, entre muitos outros, diagnóstico, vigilância, epidemiologia, controlo, prevenção e eliminação de doenças; contendo resistência antimicrobiana; gestão de aspectos de saúde de instalações laboratoriais e laboratórios de diagnóstico; investigação biomédica; educação e extensão em saúde; e produção e controlo de produtos biológicos e dispositivos médicos; produção de alimentos; gestão de populações de animais domésticos e selvagens, proteção da água potável e do meio ambiente e gestão de emergências de saúde pública.
É urgentemente necessário aumentar as ligações entre a medicina humana e animal.