Licenciatura em
Ciências Bioveterinárias
Bachelor's degree in
Bioveterinary Sciences
6 Razões para escolher
- Formação única e diferenciadora
- Patologia Animal e Diagnóstico Veterinário
- Investigação focada no conceito One Health
- Biotecnologia aplicada ao tecido empresarial
- Forte componente prática
- Ensino tutorial
Contactos
Coordenadora do Ciclo de Estudos
Professora Doutora
Sofia Anastácio
Mais informações através de:
Tel: 239 444 444
Saídas Profissionais
A Licenciatura em Ciências Bioveterinárias é única na oferta educativa nacional, apresenta um plano curricular abrangente e multidisciplinar, na área das ciências da vida e da saúde, e é vocacionada para trabalho laboratorial e em áreas de investigação diversas
- Patologia veterinária
- Doenças infeciosas emergentes
- Doenças zoonóticas
- Investigação médica laboratorial e pré-clínica
- Medicina comparativa
- Tecnologias científicas
- Abordagens cirúrgicas minimamente invasivas
- Desenvolvimento de métodos complementares de diagnóstico
- Tecnologias bioinformática
- Colaboração em estudos epidemiológicos
Plano Curricular
O ciclo de estudo desenvolve-se em regime diurno,
durante 6 semestres (3 anos) e totaliza 180 ECTS.
Condições de Acesso e Ingresso
Concurso Institucional
Provas de Ingresso para Ano letivo de 2024/2025 um dos seguintes conjuntos
- 02 Biologia e Geologia
- 02 Biologia e Geologia e 07 Física e Química
- 02 Biologia e Geologia e 16 Matemática
Nota Mínima:
Provas de ingresso: 95 pontos
Média do Secundário: 95 pontos
Número de vagas: 11
Cálculo da nota de candidatura:
Classificação no ano letivo de 2023/2024
1º Fase
Primeiro colocado: 152.80
Último colocado: 98.25
Outras formas de acesso
Nota de candidatura = (classificação do ensino secundário x 0,65) + (classificação das provas de ingresso x 0,35)
A Licenciatura em Ciências Bioveterinárias da EUVG procura, através dos seus métodos de ensino-aprendizagem, associar a formação científica com atividades de índole prática, sempre que possível in loco e hands on, visando formar graduados com o perfil de competências procuradas pelo inovador, emergente e exigente sector da biotecnologia. São adicionalmente proporcionadas experiências de contacto com atividades de investigação e desenvolvimento, sob a égide do leque de parcerias.
As sessões teóricas e práticas, dimensionadas de forma adequada, são lecionadas de forma dinâmica e interativa, para promover a compreensão crítica dos conceitos. Tais características permitem que, apesar da diversidade de estilos e ritmos de aprendizagem, o docente consiga fazer a gestão das diferenças, adequar a escolha e aplicar corretamente os métodos de ensino. Por outro lado, a facilidade de interação com os Estudantes permite, de uma forma dinâmica e em tempo real, adequar as metodologias de ensino aos objetivos de aprendizagem. Acresce que a articulação entre o programa teórico e prático garante que os princípios teóricos abordados são aplicados em situações práticas concretas.
As metodologias de ensino e aprendizagem são monitorizadas na sua eficácia e adequação aos objetivos, por via de: participação de Estudantes e docentes nos inquéritos pedagógicos, com reflexão sobre resultados no âmbito do SIGQ e consequente tomada de decisões; balanços periódicos entre as figuras do Estudante Representante de Ano e o Docente Coordenador de Ano, partilhados em reuniões de coordenação de ano e Conselho Curso; balanços periódicos entre os Docentes de cada ano e entre os Coordenadores de Ano; Relatórios semestrais de Docência e Regência por UC, que enquadram aspetos de ensino-aprendizagem; reuniões periódicas de Conselho de Curso onde são identificadas boas práticas e dificuldades, apontando também propostas de adequação e melhoria; supervisão e intervenção do Conselho Pedagógico, com representação paritária de cada CE por docentes e por Estudantes (eleitos entre os pares), que debate e delibera sobre assuntos de natureza pedagógica e no qual todos contribuem para a atualização e adequação das metodologias propostas.
São objetivos gerais da Licenciatura em Ciências Bioveterinárias capacitar profissionais:
- interventivos na promoção da saúde e bem-estar em animais, com competência técnico-científica na execução dos procedimentos inerentes ao processo de investigação em saúde
- com sólida base teórica e de prática laboratorial em abordagem comparativa da morfofisiologia, patofisiologia, maneio alimentar e reprodutivo, tecnologias científicas e bioinformáticas em contexto de investigação multidisciplinar, enfatizando a interação entre os agentes etiológicos e os organismos vivos e os seus mecanismos de defesa e adaptação
- em sistemas não-biológicos e biológicos em investigação científica relevante para a medicina animal e humana
- em trabalho laboratorial, in vitro e in vivo, em investigação experimental com incidência nas ciências veterinárias e outras ciências complementares ao diagnóstico e tratamento em medicina
- com um espírito de aprendizagem ao longo da vida
- aptos para identificar o contexto político, social e económico da ciência
São objetivos de aprendizagem da Licenciatura em Ciências Bioveterinárias:
- Conhecer terminologia em saúde-bases morfofuncionais/biopatológicas
- Conhecer as normas/legislação de execução de ensaios pré-clínicos e clínicos em animais
- Dominar conceitos fundamentais do método científico – desenho, planeamento e realização de projeto de investigação e análise de risco; condução de projeto de investigação em patologia experimental in vitro/in vivo, e análise de risco
- Emitir relatórios e pareceres técnicos (ética/bioética, incluindo o bem-estar animal em investigação)
- Executar procedimentos em animais de laboratório-colheita de amostras biológicas para análise, e exame necrópsico
- Proceder à recolha e registo de dados
- Executar procedimentos minimamente invasivos com biomateriais e células estaminais, entre outras
- Proceder a análise crítica, aferir informação e dados de investigação, apresentar conclusões
- Planear rotinas num biotério: biossegurança/maneio reprodutivo e alimentar/bem-estar animal
- Demonstrar capacidades de trabalho em equipa, de comunicação (especialistas/não especialistas) e entre grupos interdisciplinares, relevando a diversidade de abordagens na resolução problemas
A avaliação da aprendizagem dos estudantes é efetuada em função dos objetivos de aprendizagem.
A avaliação da aprendizagem contempla parcelarmente cada uma das áreas desenvolvidas pela UC (componentes de ‘saber saber’, saber fazer’ e ‘saber ser’), com a ponderação ajustada aos objetivos de aprendizagem, ao abrigo do disposto Regulamento Geral de Avaliação das Aprendizagens. Cada FUC é analisada periodicamente pela direção do DCV, com formação em práticas pedagógicas e de avaliação de conhecimentos, para assegurar a constante adequação entre os conteúdos e os instrumentos de avaliação da aprendizagem. Este processo é consubstanciado em metodologia análoga à utilizada para aferição das metodologias pedagógicas.
Área Científica | Nº de UCs | Aproveitamento (%) | Nº de UCs com taxa de reprovação > 30% |
---|---|---|---|
Ciências Bioveterinárias | 20 | 91,0% | 0 |
Ciências Básicas | 9 | 87,6% | 1 |
Área multidisciplinar | 1 | 100% | 0 |
Testemunhos
Licenciatura em Ciências Bioveterinárias (LCB)
180 ECTS | 6 SEMESTRES | CNAEF 640 Ciências Veterinárias | CÓDIGO: L111
Grau atribuído: Licenciado
Área CNAEF: 640 Ciências Veterinárias
Processo de Acreditação/A3ES: ACEF/2021/1400571
Data da Publicação da Decisão do Conselho de Administração da A3ES: *
Com Acreditação por 6 anos partir de 31-07-2021
Número máximo de admissões: 30
Registo inicial: R/A-Cr 214/2015 de 18-08-2015
Nível de qualificação: 6
*disponível no link: Acreditação de Ciclos de Estudos | A3ES
Despacho n.º 11721/2016 – Diário da República n.º 189/2016, 2.ª série de 2016-09-30