Últimas notícias

Vaga para Médico Veterinário - Aveiro

Read more...
 

EUVG na Comunicação Social - Março 2017

Read more...
 

Seminário - PCDP II - 6 Março 2017

Read more...
 

Vaga para Médico Veterinário - Porto

 

Read more...
  See all...
A ACVG - História

 

 

 

acsjm log

 

 

A Associação Cognitaria S. Jorge de Milréu

 

 

A Associação Cognitária Vasco da Gama começa a sua história com a denominação Associação Cognitária S. Jorge de Milréu, instituição sem fins lucrativos que foi criada em 1997, tendo por objecto o ensino artístico e educativo, ciência e cultura. Nessa perspectiva desde cedo se iniciou o processo de criação de um estabelecimento de Ensino Superior, que culminou com o reconhecimento de interesse público e consequente instituição da Escola Universitária Vasco da Gama, cujo funcionamento teve início no ano lectivo 2000/2001. Paralelamente foram encetados mecanismos de desenvolvimento de actividades de formação profissional, com início em 2000.   

 

 

 

PRIMEIRAS INSTALAÇÕES – MOSTEIRO S. JORGE DE MILRÉU

 

 

A Quinta do Mosteiro de S. Jorge localiza-se na freguesia de Castelo Viegas, no Concelho de Coimbra, a cerca de 5 Km do Centro da Cidade de Coimbra. A propriedade com 39 ha, tem 23 ha de mata e pinhal, 14 ha de regadio e uma parcela entre as duas referidas, disposta em socalcos, onde está implantado o edifício do Mosteiro.Segundo Nogueira da Silva o Mosteiro de S. Jorge foi fundado no Século XII, tendo passado para a tutela do Mosteiro de Sta. Cruz ainda no reinado de D. Afonso Henriques. Desde a sua fundação, sofreu alterações sucessivas. Em meados do Séc. XVII sofreu obras profundas, sendo então construídos a maioria dos corpos monásticos ainda hoje existentes. Quando da expulsão dos Jesuítas o Mosteiro foi vendido, tendo mais tarde sido ocupado pelos Agostinhos e pouco depois pelos cónegos regrantes. Com as invasões Francesas foi o Mosteiro abandonado, tendo sido reocupado, mais tarde, pelos Cónegos regrantes. Com a extinção das ordens religiosas o Mosteiro foi novamente vendido, agora em hasta pública. António Borges de Figueiredo, no seu livro Coimbra Antiga e Moderna,publicado em 1886, refere, respondendo a uma pergunta do seu companheiro de viagem, que a visita ao Mosteiro de S. Jorge já não vale a pena, dado que essas ruínas nada têm de interesse. Em 1999, quando o Mosteiro foi adquirido para aí se instalar a futura Escola Universitária Vasco da Gama, a ruína era total.Em 2002 através do Decreto n.º 5/2002 de 19 de Fevereiro o Mosteiro de S.Jorge foi classificado como imóvel de interesse público. Atualmente, e desde 2013, a Instituição está num novo espaço físico, concebido de raiz para a atividade de ensino e em adaptação para a concreta oferta formativa da EUVG. Esse espaço físico propicia o aumento de acessibilidades e melhores condições para continuar a desenvolver com qualidade todas as vertentes inerentes aos seus Cursos. As actuais instalações e recursos materiais disponíveis favorecem as condições de aprendizagem, contribuindo para a promoção do sucesso no desenvolvimento das competências correspondentes aos perfis profissionais em causa. Contando com cerca de 4350 m2 de área construída, integrada num Campus Universitário fora do centro urbano, mas com acessos viários privilegiados ao mesmo, as actuais instalações, em conjunto com as parcerias/protocolos de cooperação estabelecidas com outras Entidades/Instituições, criam condições excepcionais para o funcionamento de qualquer dos cursos que ministra, ou se propõe ministrar, seja na componente relativa ao ensino superior, seja nas actividades formativas ou em prestações de serviços interligadas.A 8 de Novembro de 2016, a Instituição inicia um novo capítulo da sua história, com a alteração da denominação de Associação Cognitária S. Jorge de Milréu para Associação Cognitária Vasco da Gama, mantendo-se Entidade Instituidora da Escola Universitária Vasco da Gama.

 

 

ACTUAIS INSTALAÇÕES - CAMPUS UNIVERSITÁRIO


Estamos certos que o novo espaço físico, concebido de raiz para a actividade de ensino e em adaptação para a concreta oferta formativa da EUVG, propiciará o aumento de acessibilidades e melhores condições para continuar a desenvolver com qualidade todas as vertentes inerentes aos seus Cursos.´

Cremos que este novo espaço contribuirá para uma maior satisfação dos nossos alunos.

 
Logo DGERT Membro de